Estátua é furtada durante obra de reforma do Vale do Anhangabaú em SP



Escultura de 'Diana' foi colocada no vale em 1944 e já havia sido danificada antes.




Estátua 'Diana, a Caçadora' furtada no dia 19 de julho de 2019. — Foto: Divulgação/Departamento do Patrimônio Histórico



A escultura "Diana, a Caçadora" foi furtada da Praça Pedro Lessa, no Vale do Anhangabaú, durante as obras de requalificação da área no Centro de São Paulo. O furto ocorreu no dia 19 de julho, mas a informação foi confirmada nesta terça (13) pela Secretaria de Segurança Pública. A base da estátua foi danificada durante o furto.
Segundo o boletim de ocorrência, um técnico de segurança do Consórcio Central, responsável pela execução das obras, notou que a estátua havia sido furtada no final da tarde do dia 19. A escultura já tinha peças removidas antes do furto, o braço e o arco, que estão guardadas no Departamento de Patrimônio Histórico.
Diana foi colocada no Vale do Anhangabaú em 1944 e fez parte de uma série de ações de Prestes Maia, prefeito de São Paulo entre 1938 e 1945. A escultura representa a protetora da natureza da mitologia grega e foi feita pelo Liceu de Artes e Oficios de São Paulo como reprodução da original de Jean Antoine Houdon, que está exposta no Museu do Louvre, na França.
Outras três réplicas de Diana a Caçadora existem na cidade no Theatro Municipal, no Parque Ibirapuera e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.


O caso está sendo investigado como furto qualificado pelo 3º Distrito Policial (DP), localizado na região de Campos Elíseos. A Prefeitura de São Paulo disse que abriu um procedimento interno para apurar o ocorrido. O Consórcio Central informou em nota que “adotou todas as medidas cabíveis para apurar devidamente o caso e colabora com as investigações das autoridades policiais".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obras nos calçadões de SP revelam trilhos de bondes da Light

Cidade de SP iguala maior temperatura para março da história e o dia mais quente do ano