SP terá mapa digital das áreas verdes em setembro, diz prefeitura
Mapeamento é preciso e combina diversas técnicas para permitir até mesmo imagens tridimensionais e detalhes a 12 centímetros do solo, como hortas e gramados.
A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feira (13) que está na fase final da elaboração de um mapa digital das áreas verdes da cidade. O projeto, executado por meio de sobrevoos de câmeras de alta precisão, fica pronto em setembro, segundo a gestão de Bruno Covas.
O Instituto de Energia e Ambiente da USP participa do projeto com um consórcio de quatro empresas. O mapeamento é preciso e combina diversas técnicas para permitir até mesmo imagens tridimensionais e detalhes a 12 centímetros do solo, como hortas e gramados.
A ferramenta vai revelar a desigualdade em relação à cobertura verde dentro do próprio município, como a carência na região leste e os privilégios de regiões como os Jardins.
Iniciado em 2016, o trabalho será concluído neste semestre, de acordo com a prefeitura, e a proposta é de que o mapa sirva tanto para orientar políticas públicas, quanto para pequenas atitudes individuais dos cidadãos.
“É muito importante que esta informação chegue nas escolas, nas comunidades, enfim, que se decodifique cada vez mais esta informação, que muitas vezes é técnica, para que a sociedade perceba a importância do verde, porque é uma cidade que tem um verde distribuído de uma forma desigual”, disse Pedro Roberto Jacobi, professor do Instituto de Energia e Ambiente.
O mapeamento terá informações por subprefeitura e ficará disponível na plataforma Geosampa, da Prefeitura de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário