Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: veja orientações para não cair em mentiras compartilhadas pelo WhatsApp



O WhatsApp disponibiliza no blog oficial algumas dicas para ajudar a evitar a disseminação de boatos e notícias falsas






A OMS declarou pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, nesta quarta-feira (11). Com o avanço da doença, são muitas as informações compartilhadas pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp.
Neste momento, muitos também utilizam o período para divulgar fakes news. Pensando nisso, a plataforma disponibiliza no blog oficial algumas dicas para ajudar a evitar a disseminação de boatos e notícias falsas. Confira:
Aprenda a identificar mensagens encaminhadas
“Mensagens com a etiqueta “Encaminhada” ajudam você a identificar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa”.
“Quando uma mensagem é encaminhada de um usuário para outro mais que cinco vezes, ela será identificada por uma seta dupla . Verifique os fatos quando você não tiver certeza de quem escreveu a mensagem original”.
Analise fotos e arquivos de mídia cuidadosamente
“Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para confirmar se a história está sendo reportada também em outros veículos”.
“Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira”.
Procure por erros de ortografia
“Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de gramática e ortografia. Preste atenção a esses sinais para verificar se a informação é confiável ou não”.
Questione opiniões tendenciosas e parciais
“Verifique os fatos antes de compartilhar informações que confirmam suas ideias e conceitos preexistentes. Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, falsas”.

Desconfie: notícias falsas frequentemente viralizam

“Mesmo que uma mensagem falsa seja compartilhada muitas vezes, isso não significa que ela seja verdadeira. Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso”.
“Se você descobrir que algo que é falso, fale com a pessoa que lhe enviou a mensagem e peça que ela verifique as informações antes de compartilhá-las.  Se algum contato ou grupo está enviando notícias falsas constantemente, denuncie-os”.
Verifique outras fontes
“Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca on-line por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para descobrir a origem da história”.
“Se, ainda assim, você tiver dúvidas, peça mais informações sobre o assunto a verificadores de fatos ou a pessoas em quem você confia”.

Com informações do WhatsApp


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defesa Civil alerta para frente fria e Governo de SP mobiliza abrigo solidário a partir de sábado (9)

  A atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado, trazendo chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Foto: Marcelo Camargo A Defesa Civil do Estado alerta que, entre os dias 08 e 11 de agosto, a atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado. O sistema avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o Litoral, Capital e Região Metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e n...

Governo de SP adota novas medidas para preservar níveis dos reservatórios

  Situação é acompanhada em tempo real pelas agências e monitorada também em reuniões semanais coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Defesa Civil Sistema de captação de água São Lourenço, em Ibiúna. Foto: Divulgação Com base nos resultados do primeiro boletim do Comitê de Integração das Agências para a Segurança Hídrica, composto por Arsesp e SP Águas, foram adotadas novas medidas restritivas a fim de preservar os níveis dos mananciais. Foi ampliado, por deliberação da Arsesp, de oito para dez horas, o período em que a Sabesp deverá fazer a gestão de demanda noturna (GDN) de água na região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano. A medida temporária será aplicada de 19h às 5h, até que sejam recompostos os níveis dos mananciais. Também foi determinado o gerenciamento de pressão no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos.  A primeira fase da GDN, implantada no dia 27 de agosto com dur...

SP recebe megaconferência global de inovação e criatividade em 2026; evento é dos mesmos criadores do Rio2C

  Evento ocupará o Parque Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026. Um ano antes, haverá uma prévia da conferência no Auditório do Ibirapuera. Megaconferência de inovação e criatividade em São Paulo será realizada no Parque Ibirapuera — Foto: Reprodução/TV Globo A cidade de  São Paulo  será sede de uma megaconferência de inovação e criatividade em 2026. O evento, que foi anunciado neste domingo (9), vai ocupar o Parque do Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto com palestras, painéis, workshops, exposições, shows e ativações. O São Paulo Beyond Business (SP2B) é dos mesmos criadores do Rio2C e vai seguir os moldes do evento carioca,  considerado o maior evento de criatividade da América Latina. O objetivo da megaconferência é reunir grandes nomes do cenário mundial para discutir o futuro das cidades em um mundo cada vez mais conectado com a tecnologia e transformar a capital em um hub de desenvolvimento urbano e tecnológico, colocando a experiência humana ...