Coronavírus: veja orientações para não cair em mentiras compartilhadas pelo WhatsApp



O WhatsApp disponibiliza no blog oficial algumas dicas para ajudar a evitar a disseminação de boatos e notícias falsas






A OMS declarou pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, nesta quarta-feira (11). Com o avanço da doença, são muitas as informações compartilhadas pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp.
Neste momento, muitos também utilizam o período para divulgar fakes news. Pensando nisso, a plataforma disponibiliza no blog oficial algumas dicas para ajudar a evitar a disseminação de boatos e notícias falsas. Confira:
Aprenda a identificar mensagens encaminhadas
“Mensagens com a etiqueta “Encaminhada” ajudam você a identificar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa”.
“Quando uma mensagem é encaminhada de um usuário para outro mais que cinco vezes, ela será identificada por uma seta dupla . Verifique os fatos quando você não tiver certeza de quem escreveu a mensagem original”.
Analise fotos e arquivos de mídia cuidadosamente
“Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para confirmar se a história está sendo reportada também em outros veículos”.
“Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira”.
Procure por erros de ortografia
“Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de gramática e ortografia. Preste atenção a esses sinais para verificar se a informação é confiável ou não”.
Questione opiniões tendenciosas e parciais
“Verifique os fatos antes de compartilhar informações que confirmam suas ideias e conceitos preexistentes. Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, falsas”.

Desconfie: notícias falsas frequentemente viralizam

“Mesmo que uma mensagem falsa seja compartilhada muitas vezes, isso não significa que ela seja verdadeira. Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso”.
“Se você descobrir que algo que é falso, fale com a pessoa que lhe enviou a mensagem e peça que ela verifique as informações antes de compartilhá-las.  Se algum contato ou grupo está enviando notícias falsas constantemente, denuncie-os”.
Verifique outras fontes
“Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca on-line por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para descobrir a origem da história”.
“Se, ainda assim, você tiver dúvidas, peça mais informações sobre o assunto a verificadores de fatos ou a pessoas em quem você confia”.

Com informações do WhatsApp


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obras nos calçadões de SP revelam trilhos de bondes da Light

Cidade de SP iguala maior temperatura para março da história e o dia mais quente do ano