Pular para o conteúdo principal

Grupo que fazia tour sobre cultura negra no Centro de SP diz que foi seguido e filmado por PMs durante 3 horas

 Guias e 12 clientes explicaram que era passeio turístico, mas policiais acompanharam todo o trajeto em motos e a cavalo. Em nota, Polícia Militar disse que 'por se tratar de um evento com grande concentração de público foi realizado o acompanhamento'.


Grupo de turistas e guias negros é acompanhado pela PM por 3 horas em walking tour no Centro de São Paulo, no sábado (24) — Foto: Heitor Salatiel/Arquivo Pessoal/BlackBird Viagens


Guias de uma agência de turismo que atua em locais importantes para a cultura negra dizem ter sido seguidos por 3 horas, filmados e abordados por policiais militares no sábado (24) durante um passeio no Centro de São Paulo. Questionada, a PM afirmou que acompanhou o grupo devido a "grande concentração de público".

A BlackBird Viagens iniciou seus trabalhos em 2018 e possui entre seus roteiros a "São Paulo Caminhada Negra", que leva turistas guiados com informações sobre a cultura negra da Liberdade ao Largo do Paissandú.

No sábado, após meses parada por conta da pandemia, a agência retomou os trabalhos às 10 horas, em um grupo formado por 14 pessoas, sendo dois guias e doze turistas.

Logo na primeira parada, na Praça da Liberdade, o grupo foi abordado por policiais, que questionaram se o encontro se tratava de uma manifestação, de acordo com os guias.

"Explicamos que se tratava de uma atividade turística, mostramos nosso CNPJ, dissemos que eram nossos clientes e garantimos que não haveria aglomeração justamente por ser um serviço pago, com limite de até 15 pessoas durante a pandemia", disse Guilherme Soares Dias, um dos sócios da BlackBird Viagem.

'Perseguição policial'

Segundo Dias, ali teve início uma "perseguição" policial, que durou até a última parada, às 13 horas.


O grupo seguiu com o passeio e se dirigiu para a Casa Preta Hub, novo espaço colaborativo no Anhangabaú, e foi acompanhado por policiais em motos.

"Na saída optamos por subir a escada rolante do Vale, que não fazia parte do nosso percurso, para tentar despistar aquele acompanhamento arbitrário, mas demos de cara com uma cavalaria. Adiante, no Largo do Paissandu, outra equipe se apresentou, questionou novamente se era um protesto, e chegou a nos pedir que assinássemos um documento, o que nos negamos a fazer", continuou.

A reportagem questionou a Polícia Militar se a corporação confirma que acompanhou os guias e turistas negros por três horas e o motivo da ação. Em nota, a PM disse que "por se tratar de um evento com grande concentração de público foi realizado o acompanhamento, como regularmente é feito a fim de garantir a segurança do grupo e demais cidadãos".

"Eram 12 clientes, não era uma aglomeração. Tinha muito mais gente na fila para a exposição dos Gêmeos na Pinacoteca e junto a uma candidata que fazia uma caminhada política, mas em nenhum momento deixaram de nos seguir. A gente percebe que realmente era uma perseguição ao nosso evento", disse Guilherme Soares Dias.

"A nossa caminhada é uma valorização da cultura negra, e a gente gostaria de convidar a Polícia Militar a fazer parte dessa caminhada, para entender a importância e a potência desse trabalho, para entender que pessoas negras juntas não estão necessariamente se manifestando ou fazendo algo criminoso. Pode ser uma atividade cultural", completou.

A equipe da BlackBird Viagem fez um boletim de ocorrência sobre o episódio, que a polícia registrou como "não criminal", de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), acionou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para avaliar outras medidas, e se reuniu com a promotoria dos Direitos Humanos do Ministério Público.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defesa Civil alerta para frente fria e Governo de SP mobiliza abrigo solidário a partir de sábado (9)

  A atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado, trazendo chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Foto: Marcelo Camargo A Defesa Civil do Estado alerta que, entre os dias 08 e 11 de agosto, a atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado. O sistema avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o Litoral, Capital e Região Metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e n...

Governo de SP adota novas medidas para preservar níveis dos reservatórios

  Situação é acompanhada em tempo real pelas agências e monitorada também em reuniões semanais coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Defesa Civil Sistema de captação de água São Lourenço, em Ibiúna. Foto: Divulgação Com base nos resultados do primeiro boletim do Comitê de Integração das Agências para a Segurança Hídrica, composto por Arsesp e SP Águas, foram adotadas novas medidas restritivas a fim de preservar os níveis dos mananciais. Foi ampliado, por deliberação da Arsesp, de oito para dez horas, o período em que a Sabesp deverá fazer a gestão de demanda noturna (GDN) de água na região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano. A medida temporária será aplicada de 19h às 5h, até que sejam recompostos os níveis dos mananciais. Também foi determinado o gerenciamento de pressão no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos.  A primeira fase da GDN, implantada no dia 27 de agosto com dur...

SP recebe megaconferência global de inovação e criatividade em 2026; evento é dos mesmos criadores do Rio2C

  Evento ocupará o Parque Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026. Um ano antes, haverá uma prévia da conferência no Auditório do Ibirapuera. Megaconferência de inovação e criatividade em São Paulo será realizada no Parque Ibirapuera — Foto: Reprodução/TV Globo A cidade de  São Paulo  será sede de uma megaconferência de inovação e criatividade em 2026. O evento, que foi anunciado neste domingo (9), vai ocupar o Parque do Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto com palestras, painéis, workshops, exposições, shows e ativações. O São Paulo Beyond Business (SP2B) é dos mesmos criadores do Rio2C e vai seguir os moldes do evento carioca,  considerado o maior evento de criatividade da América Latina. O objetivo da megaconferência é reunir grandes nomes do cenário mundial para discutir o futuro das cidades em um mundo cada vez mais conectado com a tecnologia e transformar a capital em um hub de desenvolvimento urbano e tecnológico, colocando a experiência humana ...