MP propõe reunião entre governo e Prefeitura de SP para unificar registros de filas no sistema de saúde e agilizar atendimentos
Encontro deve acontecer até 21 de junho. Atualmente, quem precisa realizar procedimentos muitas vezes tem que esperar meses sem saber o tempo de espera.
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) propôs uma reunião entre a prefeitura e o governo de São Paulo para unificar registros de filas no sistema público de saúde e dar mais celeridade a cirurgias e exames.
Atualmente, quem precisa de atendimento muitas vezes tem que esperar meses sem ao menos saber o tempo de espera. A fila no sistema Cross – que administra as vagas no estado – é grande, e o paciente não consegue saber quando será examinado por um médico, quando vai fazer exames ou uma cirurgia
Arthur Pinto Filho, da Promotoria de Saúde, disse que a reunião deve acontecer até 21 de junho.
"Feita a limpeza e unificando as filas, estado e os municípios vão saber o tamanho do problema: quantas pessoas estão em determinada fila, afinal, e quantas pessoas serão operadas por semana ou por mês naquele procedimento?", questionou o promotor.
"Aí você vai ter um quadro exato do problema, de cada patologia. Do jeito que é hoje, com cada hospital ficando com a sua fila, ninguém sabe exatamente qual é a demanda e, portanto, ao não saber a demanda, ninguém sabe exatamente quanto tempo a pessoa vai ficar na fila”, explicou.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que vem trabalhando para unificar as filas e torná-las públicas aos usuários e afirmou que está ciente da reunião com o Ministério Público.
Comentários
Postar um comentário