Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de SP lança edital de R$ 60 milhões para reforma do Minhocão; Plano Diretor prevê desativação do elevado até 2029

Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), o objetivo da reforma é prolongar a vida útil do elevado. O Plano Diretor da cidade, no entanto, prevê que a estrutura seja demolida ou transformada em parque. 





A Prefeitura de São Paulo marcou para o dia 20 de setembro a abertura das propostas do edital de R$ 60 milhões para reforma de conservação do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, no Centro da capital.


Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), o objetivo da reforma é retomar a integridade, a capacidade estrutural e funcional e prolongar a vida útil do elevado. O Plano Diretor da cidade, no entanto, estabelece que a estrutura seja desativada para carros até 2029.


Em 2020, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou um Decreto Legislativo 93/2019 que prevê a convocação de um plebiscito para consultar os paulistanos sobre o destino do Minhocão. As opções seriam a transformação completa do espaço em um parque público, a transformação parcial ou ainda a demolição total da via.


A reforma deixa questões em aberto, como onde será instalado o canteiro de obras, já que muitos moradores em situação de rua vivem embaixo do elevado. Uma decisão recente do STF impede a retirada de barracas por parte do poder público.


Outra questão é sobre o impacto no trânsito, já que alguns acessos devem ser bloqueados. As obras também afetarão o uso recreativo do Minhocão aos finais de semana, quando fica aberto para atividades de pedestres e ciclistas.


Sobre o impacto no trânsito, a Prefeitura afirmou que os serviços serão programados preferencialmente para horários de menor tráfego, inclusive aos finais de semana. A gestão não respondeu sobre a montagem do canteiro e os impactos para quem usa o minhocão como área de lazer.


Infiltrações e rachaduras


Inaugurado em 1971, o Minhocão nunca foi reformado. Um relatório técnico contratado pela SPobras, da Prefeitura, concluiu que a estrutura com "fissuras diagonais presentes nas vigas".


O relatório também diz que "ocorre o acúmulo de umidade e lodo sem a presença de piso antiderrapante na região dos apoios, criando condições de derrapagem no entorno dos pilares onde está implantado ciclo faixas sem guarda-corpos". Os técnicos ainda avaliam a durabilidade como ruim já que os danos estruturais provocam a "diminuição significativa da vida útil da estrutura".


O relatório tem 853 páginas e um grande registro fotográfico dos problemas do elevado, como pontas de aço expostas, uma armadura visível e corroída em pontos da laje, e ainda concreto decomposto com material exposto.


"Tá abandonado, como o Centro inteiro. Tá bem precário, bastante rachadura, vaza muito, na parte de baixo dá pra ver quando chove", diz a advogada Rita Tojo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo Capital e Grande SP vivem madrugada de caos por causa da chuva em várias regiões; Defesa Civil emitiu alerta de temporais severos

  Zonas Leste e Norte de São Paulo, Franco da Rocha, Caieiras, Diadema, Santo André e São Bernardo tiveram alagamentos severos na madrugada deste sábado (1°). Os moradores da capital e cidades da Grande  São Paulo  viveram uma madrugada de caos e angústia neste sábado (1), em razão das fortes chuvas que caíram em toda a região. Os temporais começaram no fim da noite desta sexta-feira (31) e obrigaram a Defesa Civil a emitir um alerta severo de chuvas persistentes, por causa dos alagamentos que aconteceram em São Paulo,  Caieiras ,  Guarulhos ,  Franco da Rocha  e ABC Paulista Cidades como  Diadema ,  Santo André  e  São Bernardo do Campo  também tiveram bairros inteiros alagados. A Marginal do Tietê também vários pontos de alagamentos em toda sua extensão, entre a Zona Norte e a Zona Leste de São Paulo. O rio Tietê transbordou na região da entrada de SP pela rodovia Anhanguera  No total, o Centro de Gerenciamento de Emergê...

Defesa Civil alerta para frente fria e Governo de SP mobiliza abrigo solidário a partir de sábado (9)

  A atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado, trazendo chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Foto: Marcelo Camargo A Defesa Civil do Estado alerta que, entre os dias 08 e 11 de agosto, a atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado. O sistema avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o Litoral, Capital e Região Metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e n...

Do calor extremo a tempestades em menos de 24h: Defesa Civil alerta para mudança brusca em SP na segunda

  Frente fria avança a partir da noite de domingo; gabinete de crise para monitorar a chuva será mobilizado na segunda-feira (22) SP passará de calor extremo e risco de incêndios no domingo para tempestades e ventos fortes na segunda-feira, com queda expressiva de temperatura na terça A Defesa Civil de São Paulo emitiu neste sábado (20) alerta a respeito de uma mudança brusca na previsão do tempo em todo o estado. Após um domingo (21) de calor intenso com ventos fortes e risco elevado de incêndios florestais, o cenário meteorológico deverá ser de tempestades e ventos fortes em menos de 24 horas. Durante o domingo, o efeito pré-frontal favorecerá temperaturas elevadas em todo o território paulista, com máximas chegando a 35°C em regiões do interior, além da baixa umidade relativa do ar, que deixará o Estado em condição crítica para queimadas. No entanto, já na noite de domingo, a aproximação da frente fria começará a trazer os primeiros efeitos, como tempestades acompanhadas de raja...