Pular para o conteúdo principal

Confirmados como pré-candidatos à Prefeitura de SP, Nunes e Boulos 'seguram' escolha de vice e decisão ficará para 2024

 Em busca da reeleição, prefeito articula chapa com PL e busca apoio de governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). Com apoio do PT, deputado federal do PSOL tem se reunido com empresários e feito caravanas pela cidade para mobilizar militância.




A um ano das eleições municipais de outubro de 2024, os dois pré-candidatos melhores colocados na Pesquisa DataFolha devem decidir os nomes para vice na chapa apenas em 2024. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem dito em eventos e agendas públicas que está focado na gestão e investimentos em áreas como zeladoria, habitação e saúde, mas nos bastidores tem investido na costura de apoios para o ano que vem.

Já o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) formalizou o apoio do Partido dos Trabalhadores na capital em 5 de agosto. Esta será a primeira vez que o PT não terá candidato próprio na capital paulista e, pro acordo, PT fará a indicação do candidato a vice na chapa.

Pelo acordo, o PT fará a indicação do candidato a vice na chapa - o nome ainda não definido. A formalização da pré-candidatura de Boulos para a chapa PSOL-PT é considerada por integrantes dos dois partidos como o principal marco até o momento da campanha eleitoral de 2024.


Costura de apoios

Com 32% das intenções de voto, Boulos tem feito caravanas pela capital paulista e debates internos com a militância do PT. A ideia é percorrer, até o começo do próximo ano, 32 subprefeituras, incialmente na periferia.


Segundo assessores e interlocutores, Boulos vai tentar, em todas as regiões, conversar com críticos, para tirar a pecha de militante, radical e “invasor de propriedades”, como é pintado por adversários políticos.

Além disso, o pré-candidato de esquerda aposta no apoio do ministro da Economia Fernando Haddad (PT) para se aproximar do empresariado. Haddad o acompanhará em eventos nas próximas semanas pela capital paulista.

Segundo o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Láercio Ribeiro o foco neste momento é organizar a pré-campanha, com um cronograma que termina em janeiro. A discussão sobre o nome do vice começará oficialmente em fevereiro.

Entre os possíveis nomes estão Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Juliana Cardoso e Rui Falcão. Dirigentes do PT e do PSOL, no entanto, afirmaram ao blog que oficialmente nenhum nome foi debatido.

Em busca da reeleição, Nunes aparece em segundo lugar na Pesquisa DataFolha, com 24% das intenções. Em agendas oficiais, o prefeito tem afirmado que o PL vai apoiá-lo, mas ainda não teve o aval do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, nem do ex-presidente Jair Bolsonaro, para a definição de quem deve compor sua chapa. A preferência do prefeito ao PL se dá, em boa medida, ao tempo de TV que a sigla terá no ano que vem.


O emedebista também costura para a legenda formada por PL, Republicanos, PP, União Brasil, PSD, PSDB, Cidadania, Podemos, além do MDB, e tem dito a pessoas próximas que aguarda publicamente o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado a Bolsonaro. Em agendas conjuntas com Nunes, Tarcísio tem feito elogios ao prefeito e usado o discurso de que estado e Prefeitura precisam trabalhar e estar juntos.

Para o presidente do diretório municipal do PL, vereador Isac Félix (PL), o PL não pretende lançar candidato próprio para as eleições municipais na cidade de São Paulo e apoiará Ricardo Nunes. Sobre a escolha do vice, Félix afirma que o objetivo é encontrar um nome que - sendo do PL ou não - crie identidade com o eleitorado da capital e aglutine votos para a chapa. Para ele, no entanto, não há necessidade de definir o nome neste momento.

Pré-campanha na TV


Os principais pré-candidatos à prefeitura de São Paulo vão usar as próximas propagandas partidárias na televisão para ganhar visibilidade e começar a intensificar as pré-campanhas.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) apareceu desde setembro em três inserções do partido e apresentará uma página que será usada para tentar neutralizar o principal oponente na disputa, o prefeito Ricardo Nunes.


O objetivo do “Movimento Salve São Paulo” é ouvir a população sobre problemas da cidade, por meio de vídeos e relatos. A estratégia será associar as queixas a Nunes e, com isso, em vez de criticá-lo diretamente, deixar a função a cargo dos paulistanos.

Boulos também buscará uma nacionalização da campanha, mostrando a proximidade com o presidente Lula (PT) e entregas do governo federal e associando Nunes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e também aposta nas caravanas pelas 32 subprefeituras da cidade.

O deputado contratou Lula Guimarães para comandar a campanha. Guimarães foi responsável pela campanha de João Doria em 2016 e também trabalhou nas campanhas de Soraya Thronicke (União) em 2022, de Geraldo Alckmin (PSB) em 2018 e Eduardo Campos e Marina Silva (Rede) em 2014.

Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, gravou as próximas peças publicitárias, que começarão a ser veiculadas em 13 de novembro na televisão. A ideia dele é apostar na mensagem de que governa para todos os paulistanos, para se firmar entre os eleitores de centro e de direita. A campanha de Nunes é liderada pelo marqueteiro Duda Lima, que trabalhou na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo Capital e Grande SP vivem madrugada de caos por causa da chuva em várias regiões; Defesa Civil emitiu alerta de temporais severos

  Zonas Leste e Norte de São Paulo, Franco da Rocha, Caieiras, Diadema, Santo André e São Bernardo tiveram alagamentos severos na madrugada deste sábado (1°). Os moradores da capital e cidades da Grande  São Paulo  viveram uma madrugada de caos e angústia neste sábado (1), em razão das fortes chuvas que caíram em toda a região. Os temporais começaram no fim da noite desta sexta-feira (31) e obrigaram a Defesa Civil a emitir um alerta severo de chuvas persistentes, por causa dos alagamentos que aconteceram em São Paulo,  Caieiras ,  Guarulhos ,  Franco da Rocha  e ABC Paulista Cidades como  Diadema ,  Santo André  e  São Bernardo do Campo  também tiveram bairros inteiros alagados. A Marginal do Tietê também vários pontos de alagamentos em toda sua extensão, entre a Zona Norte e a Zona Leste de São Paulo. O rio Tietê transbordou na região da entrada de SP pela rodovia Anhanguera  No total, o Centro de Gerenciamento de Emergê...

Qual o dia certo para montar árvore de Natal em 2024

  Na tradição cristã, a árvore deve ser montada no primeiro domingo do Advento; veja quando cai a data e planeje sua decoração de Natal Basta o  fim de ano  se aproximar que logo a ansiedade pela chegada do Natal começa começa a tomar conta. Se você também ama as  vibes  natalinas e o clima dessa época, onde as esperanças por um novo ciclo estão à flor da pele, que tal caprichar na  decoração de Natal ? Aqui em  Casa Vogue  temos  mais de 180 ideias para a celebração . Mas, afinal, você sabe  qual o dia certo para montar a  árvore de Natal ? Em uma decoração natalina que se preze, a árvore é o elemento mais importante. Na tradição cristã,  ela deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento,  período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Sendo assim,  em 2024, a árvore deve ser montada no dia 1 de dezembro . E quando desmontar? Depois d...

Defesa Civil alerta para frente fria e Governo de SP mobiliza abrigo solidário a partir de sábado (9)

  A atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado, trazendo chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Foto: Marcelo Camargo A Defesa Civil do Estado alerta que, entre os dias 08 e 11 de agosto, a atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado. O sistema avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o Litoral, Capital e Região Metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e n...