Pular para o conteúdo principal

Nunes prepara “banho de loja” em ruas temáticas para turbinar comércio

Gestão Ricardo Nunes quer fazer obras de revitalização em calçada de ruas temáticas de comércio dentro de ações para revitalizar o centro





A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai apresentar ainda neste ano um novo projeto de revitalização do centro da capital paulista voltado especificamente para as chamadas ˜ruas temáticas”, que são vias de comércio da região central famosas por concentrar lojas que vendem o mesmo tipo de produto.

Os alvos dos programas são locais como a Rua das Noivas (Rua São Caetano), a Rua das Motos (General Osório), a Fua da Ferramentas (Florêncio de Abreu), a Fua das Festas (Paula Souza) e a Rua dos Eletrônicos (Santa Ifigênia). Todas as ruas ficam na região da Luz, onde também fica a Cracolândia.

“A ideia é uma requalificação urbana dessas ruas para você incentivar o comércio”, disse ao Metrópoles o secretário municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra. Entre as obras citadas por ele estão melhorias em calçadas e na sinalização, para a convivência entre pedestres e carros, como faixas de travessia elevadas.

Cobra afirma que já recebe demandas das associações de comerciantes locais e que as mudanças só vão ocorrer após diálogo com eles.

Por esse debate, porém, não passam propostas para fechar as ruas e transformá-las em locais exclusivos para pedestres, uma vez que, segundo o secretário, os comerciantes acham importante haver espaço para que o cliente possa chegar a essas vias de carro – mesmo que elas sejam todas próximas de estações de metrô.

Os detalhes de como serão essas intervenções devem ser decididos até dezembro. As obras, porém, só devem começar depois do período de compras de fim do ano, momento mais quente do comércio, para não atrapalhar as vendas.

“A gente acerta os pontos com os comerciantes e aí as obras são rápidas, de início imediato”, afirmou o secretário. O orçamento e os prazos fechados, porém, só serão definidos após o ajuste final das propostas da Prefeitura e dos comerciantes.

Cobra afirma que essas ações de revitalização devem atrair mais clientes para as ruas de comércio tradicional, ajudando a recuperar o centro de São Paulo, que possui áreas altamente degradadas.

A Rua Santa Ifigênia, por exemplo, que é um dos endereços na lista de locais que devem passar por reforma, sofreu há duas semanas arrastões promovidos por usuários de drogas da Cracolândia. Arbex disse que a requalificação deve começar por ela e pela Rua General Osório, conhecida como Rua das Motos.

Cobra disse que esse foi um compromisso assumido com comerciantes nas audiências públicas feitas na Câmara Municipal sobre o projeto de lei que deu descontos de IPTU para vizinhos da Cracolândia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defesa Civil alerta para frente fria e Governo de SP mobiliza abrigo solidário a partir de sábado (9)

  A atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado, trazendo chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Foto: Marcelo Camargo A Defesa Civil do Estado alerta que, entre os dias 08 e 11 de agosto, a atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado. O sistema avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o Litoral, Capital e Região Metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e n...

Governo de SP adota novas medidas para preservar níveis dos reservatórios

  Situação é acompanhada em tempo real pelas agências e monitorada também em reuniões semanais coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Defesa Civil Sistema de captação de água São Lourenço, em Ibiúna. Foto: Divulgação Com base nos resultados do primeiro boletim do Comitê de Integração das Agências para a Segurança Hídrica, composto por Arsesp e SP Águas, foram adotadas novas medidas restritivas a fim de preservar os níveis dos mananciais. Foi ampliado, por deliberação da Arsesp, de oito para dez horas, o período em que a Sabesp deverá fazer a gestão de demanda noturna (GDN) de água na região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano. A medida temporária será aplicada de 19h às 5h, até que sejam recompostos os níveis dos mananciais. Também foi determinado o gerenciamento de pressão no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos.  A primeira fase da GDN, implantada no dia 27 de agosto com dur...

SP recebe megaconferência global de inovação e criatividade em 2026; evento é dos mesmos criadores do Rio2C

  Evento ocupará o Parque Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026. Um ano antes, haverá uma prévia da conferência no Auditório do Ibirapuera. Megaconferência de inovação e criatividade em São Paulo será realizada no Parque Ibirapuera — Foto: Reprodução/TV Globo A cidade de  São Paulo  será sede de uma megaconferência de inovação e criatividade em 2026. O evento, que foi anunciado neste domingo (9), vai ocupar o Parque do Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto com palestras, painéis, workshops, exposições, shows e ativações. O São Paulo Beyond Business (SP2B) é dos mesmos criadores do Rio2C e vai seguir os moldes do evento carioca,  considerado o maior evento de criatividade da América Latina. O objetivo da megaconferência é reunir grandes nomes do cenário mundial para discutir o futuro das cidades em um mundo cada vez mais conectado com a tecnologia e transformar a capital em um hub de desenvolvimento urbano e tecnológico, colocando a experiência humana ...