Avião da Gol fica preso a pista no Aeroporto de Congonhas, em SP, devido a problema no asfalto

 Segundo a Aena, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, passageiros tiveram de ser retirados e irão embarcar em outra aeronave da companhia. Aeroporto segue em operação.





Um avião da Gol teve problemas para decolar na tarde desta sexta-feira (8) em uma das pistas de taxiamento do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, devido a problemas no asfalto. Foi necessário esvaziar a aeronave.

Segundo a Aena, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, a pista de taxiamento "sofreu uma desagregação do pavimento, impedindo a movimentação de uma aeronave da companhia aérea Gol. A equipe do aeroporto foi acionada para realizar o desembarque, em segurança, dos passageiros, que irão embarcar em outra aeronave da companhia".

Ainda de acordo com a concessionária, que assumiu a administração em 17 de outubro, a operação não sofreu "grande impacto" e está sendo utilizada uma "outra pista de taxiamento para acesso e saída da pista de pouso e decolagem principal".

A Gol informou que todos os passageiros foram desembarcados e que todas as ações relacionadas ao voo foram tomadas com foco na segurança. 



Problemas recentes no aeroporto

Este é o quarto problema registrado em Congonhas, confira os anteriores:

  • Em 3 de novembro, um avião de pequeno porte parou na pista principal do aeroporto e interditou o local. Segundo a concessionária Aena, pousos e decolagens da pista principal ficaram suspensos entre 16h13 e 17h30, quando a situação foi normalizada. Houve 12 voos cancelados e 14 desviados para outros aeroportos. De acordo com a Aena, o jato executivo de modelo Cessna Citation vinha da cidade de Estrela D'Oeste, no interior de SP. A aeronave teve problemas com o sistema de freios durante a aterrissagem por volta das 16h13. Não houve feridos.

  • Em 1º de novembro, outro avião de pequeno porte também teve problemas no trem de pouso durante a noite e bloqueou temporariamente o aeroporto. A pane aconteceu com uma aeronave modelo Piper Aircraft PA-42, procedente de Cuiabá, que pousou na pista principal às 19h50. A operação na pista principal só foi retomada às 21h49 e causou atrasos em várias chegadas e partidas. Também nesse caso, não houve feridos.

  • Em 29 de outubro, Congonhas ficou igualmente fechado para pousos e decolagens depois que uma aeronave particular teve um pneu furado. A operação foi normalizada às 21h14 e estendida por meia hora, seguindo até as 23h30, segundo informações da Aena, concessionária responsável pela gestão do aeroporto. A aeronave, modelo Cirrus G2 e com capacidade para seis passageiros, pousava em São Paulo vinda de Goiânia quando o pneu furou e precisou de auxílio. Não houve feridos.


Nota da Gol

"A GOL informa que durante a movimentação da aeronave em direção a pista de decolagem, do voo G3 1490, que seguiria de Congonhas (CGH) para Vitória (VIX) na tarde desta sexta-feira (08/12), o asfalto da pista de taxiamento do aeroporto paulistano apresentou um afundamento que impossibilitou a realização deste voo nesta aeronave.

Todos os clientes foram desembarcados em segurança e seguirão em outra aeronave para o destino. A GOL reforça que as ações referentes a este voo foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia.

Para mais informações sobre as causas do incidente na pista de Congonhas, a GOL orienta que a concessionária que administra o aeroporto seja procurada."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obras nos calçadões de SP revelam trilhos de bondes da Light

Cidade de SP iguala maior temperatura para março da história e o dia mais quente do ano