Pular para o conteúdo principal

Câmara de SP aprova operação urbana Tamanduateí que flexibiliza a lei de zoneamento em sete bairros nas zonas Sul e Leste

 A ideia é que construtoras possam pagar um valor para ir além dos atuais limites de uso e ocupação de solo na região. O projeto Tamanduateí inclui os bairros Ipiranga, Mooca, Vila Carioca, Vila Prudente, Parque da Mooca, Cambuci e Henry Ford.




A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (14) a operação urbana Tamanduateí que flexibiliza as regras de zoneamento em bairros como Mooca e Ipiranga, na Zona Sul e Leste da capital.

A ideia é que construtoras possam pagar um valor para ir além dos atuais limites de uso e ocupação de solo, e que a prefeitura invista esse dinheiro em melhorias para a própria região. O projeto foi aprovado com 46 votos a favor e 5 contra. Ele estava parado na Câmara havia 8 anos.

Entre as medidas que estão dentro do projeto:

  • Construção de parques inundáveis nas estradas do Córrego Moinho Velho e do Rio Ipiranga para evitar enchentes
  • Plantação de árvores e de obas de mobilidade na região

A emenda aprovada nesta sexta também prevê a construção de um estacionamento subterrâneo na área do Parque da Independência para facilitar a visitação ao museu.

Ao todo, o projeto Tamanduateí vai valer para sete bairros: Ipiranga, Mooca, Vila Carioca, Vila Prudente, Parque da Mooca, Cambuci e Henry Ford.


Lei de Zoneamento


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeira votação, nesta terça-feira (12), o texto da nova Lei de Zoneamento, que define o tamanho dos prédios e o que pode funcionar em cada rua da cidade, por exemplo.

  • Foram 46 votos a favor e 8 contrários;
  • O texto segue para segunda votação até o dia 21 de dezembro;
  • Nesse intervalo, serão promovidas mais cinco audiências públicas, que completarão 35 no total;

Caso seja aprovado também em segunda votação, o projeto é encaminhado para sanção ou veto do prefeito da capital.

O texto em vigor diz que se 50% de um quarteirão tiver prédios acima dos limites que foram definidos posteriormente, todo o quarteirão pode mudar e ter prédios mais altos. De acordo com o novo texto apresentado, esse limite cai, ou seja, se 40% dos prédios já estiverem acima do limite, todo quarteirão pode subir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defesa Civil alerta para frente fria e Governo de SP mobiliza abrigo solidário a partir de sábado (9)

  A atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado, trazendo chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Foto: Marcelo Camargo A Defesa Civil do Estado alerta que, entre os dias 08 e 11 de agosto, a atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado. O sistema avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o Litoral, Capital e Região Metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e n...

Governo de SP adota novas medidas para preservar níveis dos reservatórios

  Situação é acompanhada em tempo real pelas agências e monitorada também em reuniões semanais coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Defesa Civil Sistema de captação de água São Lourenço, em Ibiúna. Foto: Divulgação Com base nos resultados do primeiro boletim do Comitê de Integração das Agências para a Segurança Hídrica, composto por Arsesp e SP Águas, foram adotadas novas medidas restritivas a fim de preservar os níveis dos mananciais. Foi ampliado, por deliberação da Arsesp, de oito para dez horas, o período em que a Sabesp deverá fazer a gestão de demanda noturna (GDN) de água na região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano. A medida temporária será aplicada de 19h às 5h, até que sejam recompostos os níveis dos mananciais. Também foi determinado o gerenciamento de pressão no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos.  A primeira fase da GDN, implantada no dia 27 de agosto com dur...

SP recebe megaconferência global de inovação e criatividade em 2026; evento é dos mesmos criadores do Rio2C

  Evento ocupará o Parque Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026. Um ano antes, haverá uma prévia da conferência no Auditório do Ibirapuera. Megaconferência de inovação e criatividade em São Paulo será realizada no Parque Ibirapuera — Foto: Reprodução/TV Globo A cidade de  São Paulo  será sede de uma megaconferência de inovação e criatividade em 2026. O evento, que foi anunciado neste domingo (9), vai ocupar o Parque do Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto com palestras, painéis, workshops, exposições, shows e ativações. O São Paulo Beyond Business (SP2B) é dos mesmos criadores do Rio2C e vai seguir os moldes do evento carioca,  considerado o maior evento de criatividade da América Latina. O objetivo da megaconferência é reunir grandes nomes do cenário mundial para discutir o futuro das cidades em um mundo cada vez mais conectado com a tecnologia e transformar a capital em um hub de desenvolvimento urbano e tecnológico, colocando a experiência humana ...