IPTU 2024: Prefeitura de SP abre consulta dos valores anuais, com reajuste médio de 4,3%; veja como acessar e datas de pagamento

  Vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do imposto é em fevereiro, entre os dias 1º e 29. Consulta dos valores pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h.





A Prefeitura de São Paulo abriu nesta segunda-feira (15) a consulta para os munícipes que desejam saber do valor de IPTU que será pago no ano de 2024.

Para conferir o preço do imposto que será recolhido neste ano, o contribuinte deverá ter em mãos a numeração de cadastro do imóvel.

Segundo a gestão municipal, em 2024 o IPTU terá reajuste de 4,3% sobre os valores unitários do m² da construção e do terreno de todos os imóveis.

O índice de reajuste equivale à variação da inflação de 2023 apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Banco Central do Brasil em 11/12/2023, segundo a Secretaria da Fazenda.

A consulta pode ser feita pelo site que aparece logo abaixo, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h.


A emissão do carnê / boleto de pagamento das parcelas também ser feita pela internet, num hotsite da Prefeitura feito exclusivamente para tirar dúvidas e auxiliar o contribuinte paulista:

Calendário de pagamentos



O vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do imposto ocorre em fevereiro, entre os dias 1º e 29. As pessoas poderão consultar as datas de vencimento do IPTU para todos os imóveis. Os vencimentos acontecem:


  • No dia escolhido: para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
  • No dia 9 ou no dia 14: para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
  • No dia 20: para os contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março;
  • Clique aqui para acessar o calendário.

Quem optar pelo pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo. Também há a opção de pagamento em dez parcelas. Em 2024, a prefeitura anunciou uma novidade: além das formas já tradicionais de pagamento do IPTU, os moradores poderão utilizar o sistema Pix.

Para emitir a guia de pagamento com o código, o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo informa que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp.

A consulta online aos valores do imposto em 2024 ainda não está disponível. O pagamento poderá ser feito por meio de 2ª via do boleto emitida pela internet, disponível a partir deste 15 de janeiro de 2024 em www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.





Outras formas de pagamento

  • Segundo a prefeitura, o pagamento do IPTU 2024 poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking;

  • "Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU)";

  • O pagamento também poderá ser realizado nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso, informou a gestão municipal;

  • O IPTU também pode ser pago por débito automático – para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2024. Quem ainda não optou por esta modalidade, deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer esta opção até a data de vencimento desta parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obras nos calçadões de SP revelam trilhos de bondes da Light

Cidade de SP iguala maior temperatura para março da história e o dia mais quente do ano