Pular para o conteúdo principal

Dengue é considerada epidemia em seis bairros de SP após registrarem mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes

 


Capital paulista confirmou nesta terça (27) o segundo óbito em decorrência da doença. Situação mais crítica é no bairro Jaguara, onde até a última segunda-feira (26) tinham sido confirmados 599 casos de dengue e o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes era de 2.521,1.



A cidade de São Paulo registrou 23.943 casos de dengue e duas mortes, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). E a maioria das infecções está concentrada em seis bairros da capital, conforme o boletim de arboviroses da prefeitura: Jaguara, São Domingos, Jaçanã, Vila Leopoldina, Itaquera e Anhanguera.

De acordo com os dados do boletim da secretaria municipal de saúde, esses bairros já apresentam situação de epidemia, já que o número de infecções passa de 300 a cada 100 mil habitantes. É o chamado coeficiente de incidência por 100 mil habitantes (INC) de dengue

A situação mais crítica é no bairro Jaguara. Até a última segunda-feira (26) tinham sido confirmados 599 casos de dengue e o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes era de 2.521,1.


Veja os dados:



  1. Jaguara: índice de 2.521,1 por 100 mil habitantes;

  2. São Domingos: índice de 542,8 por 100 mil habitantes;

  3. Jaçanã: índice de 517,6 por 100 mil habitantes;

  4. Vila Leopoldina: índice de 446,1 por 100 mil habitantes;

  5. Itaquera: índice de 425,2 por 100 mil habitantes;

  6. Anhanguera: índice de 376,6 por 100 mil habitantes.


Outros bairros apresentam índice acima de 200. São eles:

  • São Miguel: 299,8

  • Tremembé: 275,9

  • Campo Limpo: 264,7

  • Vila Maria: 240

  • Lapa: 227,2

  • Barra Funda: 220,1

  • Água Rasa: 205,7

  • São Rafael: 201,5

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que monitora o cenário epidemiológico em toda cidade.

"Em relação aos casos no Distrito Administrativo Jaguara, durante as visitas já realizadas pelos agentes de saúde, foram identificadas inúmeras casas com quintais pequenos, porém com acúmulo de plantas em vasos, onde foram localizados focos do Aedes. De janeiro até o momento foram feitas mais de 5 mil ações no território", afirmou a pasta.


A secretaria ainda ressaltou que intensificou as ações de combate ao mosquito da dengue em toda a cidade, e com o aumento em seis vezes do número de agentes nas ruas, que passou de 2 mil para 12 mil.

Conforme a pasta, foram realizadas 2.346.754 ações de combate à dengue na capital, como visitas casa a casa, vistorias a imóveis, ações de bloqueios de criadouros e nebulizações.


"A pasta também iniciou, em 6 de fevereiro, o monitoramento com drones em imóveis e terrenos com possíveis focos de dengue. Com os aparelhos e equipes especializadas, a Guarda Civil Metropolitana faz o mapeamento aéreo de imóveis como cobertura de galpões com lâminas de água, caixas d’água sem tampa ou sem vedação, e recipientes de grande volume em terrenos".

Os locais com focos são registrados e referenciados para que equipes das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) das respectivas regiões façam visitas ao imóvel para orientar seus proprietários e realizar as ações necessárias. Nessa parceria são utilizados 26 drones, diz a secretaria.


Atendimento

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as unidades de saúde municipais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-socorros (PSs) estão devidamente preparadas para prestar atendimento a casos suspeitos ou confirmados de dengue.

"Todos hospitais municipais estão aptos a receber pacientes com dengue que necessitarem de internação, inclusive, a rede tem capacidade para a reorganização dos leitos hospitalares. Caso tenha sintomas da doença, os cidadãos podem localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde".


✅️ Participe do nosso grupo no WhatsApp onde você pode enviar sugestões de reportagens,  sugestões para as Histórias e Curiosidades dos nomes de ruas e pracas de São Paulo, Enviar demandas para zeladoria no seu bairro e denúncias sobre serviços públicos e transportes. 

➖️ Clique no link e participe do grupo 

https://chat.whatsapp.com/F0oZUk4JPk41GkgnQNR0Pv


👍 Curta nosso canal no WhatsApp 

https://whatsapp.com/channel/0029VaNDqcN7j6g2hsIXvc2j

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Defesa Civil alerta para frente fria e Governo de SP mobiliza abrigo solidário a partir de sábado (9)

  A atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado, trazendo chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Foto: Marcelo Camargo A Defesa Civil do Estado alerta que, entre os dias 08 e 11 de agosto, a atuação de uma frente fria provocará mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do estado. O sistema avançará pela costa paulista, trazendo chuvas para o Litoral, Capital e Região Metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada. Com a chegada do sistema frontal, as temperaturas terão queda acentuada a partir de sábado (10), principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, e n...

Governo de SP adota novas medidas para preservar níveis dos reservatórios

  Situação é acompanhada em tempo real pelas agências e monitorada também em reuniões semanais coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Defesa Civil Sistema de captação de água São Lourenço, em Ibiúna. Foto: Divulgação Com base nos resultados do primeiro boletim do Comitê de Integração das Agências para a Segurança Hídrica, composto por Arsesp e SP Águas, foram adotadas novas medidas restritivas a fim de preservar os níveis dos mananciais. Foi ampliado, por deliberação da Arsesp, de oito para dez horas, o período em que a Sabesp deverá fazer a gestão de demanda noturna (GDN) de água na região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano. A medida temporária será aplicada de 19h às 5h, até que sejam recompostos os níveis dos mananciais. Também foi determinado o gerenciamento de pressão no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos.  A primeira fase da GDN, implantada no dia 27 de agosto com dur...

SP recebe megaconferência global de inovação e criatividade em 2026; evento é dos mesmos criadores do Rio2C

  Evento ocupará o Parque Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026. Um ano antes, haverá uma prévia da conferência no Auditório do Ibirapuera. Megaconferência de inovação e criatividade em São Paulo será realizada no Parque Ibirapuera — Foto: Reprodução/TV Globo A cidade de  São Paulo  será sede de uma megaconferência de inovação e criatividade em 2026. O evento, que foi anunciado neste domingo (9), vai ocupar o Parque do Ibirapuera entre os dias 9 e 16 de agosto com palestras, painéis, workshops, exposições, shows e ativações. O São Paulo Beyond Business (SP2B) é dos mesmos criadores do Rio2C e vai seguir os moldes do evento carioca,  considerado o maior evento de criatividade da América Latina. O objetivo da megaconferência é reunir grandes nomes do cenário mundial para discutir o futuro das cidades em um mundo cada vez mais conectado com a tecnologia e transformar a capital em um hub de desenvolvimento urbano e tecnológico, colocando a experiência humana ...