AVENIDA SÃO JOÃO
Bairro: Centro
Distrito: República
A história da Avenida São João remonta a 1651. Naquele ano, os paulistanos Henrique da Cunha Gago e Cristóvão da Cunha solicitaram à Câmara Municipal a doação de terrenos na área delimitada pelos Ribeirões Anhangabaú e Yacuba. Nascia assim uma tosca trilha de terra batida que fazia a ligação dessas propriedades com a chamada colina histórica de São Paulo. Com o passar do tempo, esse caminho rústico passou a ser conhecido como "Ladeira do Acú", numa abreviação de Yacuba. A ladeira iniciava-se no antigo Largo do Rosário - atual Praça Antonio Prado - e terminava nas proximidades do Largo do Paissandú. Desse ponto em diante, ela se transformou na "Estrada de Jundiaí", caminho muito utilizado por tropeiros que seguem em direção ao interior do Estado. Para transportar o Ribeirão Anhangabaú, existia uma ponte conhecida como "Ponte do Acú". Por isso a Ladeira do Acú também era conhecida como "Ladeira da Ponte do Acú". É como a Ladeira do Acú, a São João curiosa durante todo o século XVIII. E por que São João? De fato, trata-se de uma homenagem a São João Batista, considerado o “protetor das águas” na tradição católica. Buscando as raízes dessa homenagem, verificamos que os cursos d'água que cruzavam a antiga "Ladeira" eram considerados perigosos para os antigos paulistanos: Yacuba ou Acú, significa em Tupi "Água Envenenada"; esse córrego margeava o atual edifício dos Correios e desaguava no Anhangabaú que, também no Tupi, significa "Águas Assombradas" ou Águas do Diabo". Não obstante a questão do perigo das águas, devemos lembrar que nas encostas do Vale do Anhangabaú, não final do século XVIII e início do século XIX era uma região de matas e local onde se escondiam assaltantes e escravos fugidos. Por tudo isso, as procissões em homenagem a São João Batista tinham como roteiro certo uma passagem pela Ladeira do Acú. Assim a tradição tomou vulto e a Ladeira passou a ser conhecida como "Ladeira de São João Batista".No dia 28/11/1865, o vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra sugeriu que a ladeira "da ponte do Acú" fosse denominada "Ladeira de São João" ". Mais tarde, ela se transformou na Rua e, depois, na Avenida São João. Entre 1910 e 1937, sucessivas reformas, alargamentos e prolongamentos foram realizados. Numa das últimas suas reformas, entre as décadas de 80 e 90, a construção do novo "Vale do Anhangabaú" alterou o seu início, dando origem ao "Boulevard São João". Nome oficializado pelo Ato Nº 972, de 24 de agosto de 1916. Nome anterior: Rua E Ladeira Do Mesmo Nome, e Ladeira Do Acú.
Logradouro oficializado pelo Ato nº 972, de 24 de agosto de 1916.
Nome anterior do logradouro: Ladeira do Acú.
CadLog:10.101-0.
A foto em preto e branco da Avenida São João no bairro de Santa Cecília, tirada em 1930, com uma câmera posicionada em um plano mais alto, apresenta uma visão panorâmica do bairro, com construções de dois pavimentos em estilo colonial, algumas roupas e o edifício Martinelli ao fundo; uma praça do lado direito; o Castelinho, casarão no estilo medieval na esquina da Rua Apa no plano intermediário
NOMES ANTERIORES
Rua e Ladeira do Mesmo Nome, e Ladeira do Acú
SUBPREFEITURA
Sé (SPSE)
LOCALIZAÇÃO
Começa na Praça Antonio Prado e termina na Praça Marechal Deodoro.
OFICIALIZAÇÃO
ATO nº 972 de 24/08/1916
✅️ Participe do nosso grupo no WhatsApp onde você pode enviar sugestões de reportagens, sugestões para as Histórias e Curiosidades dos nomes de ruas e pracas de São Paulo, Enviar demandas para zeladoria no seu bairro e denúncias sobre serviços públicos e transportes.
➖️ Clique no link e participe do grupo
https://chat.whatsapp.com/KoI6209mDtILGzWDnb0d89
👍 Curta nosso canal no WhatsApp
Comentários
Postar um comentário