Cidade de SP amplia vacinação contra gripe a partir desta quinta para todas as pessoas acima de 6 meses

 Novo público-alvo pode receber imunização em todas as 471 UBSs da capital.




A Prefeitura de São Paulo ampliou o público-alvo da vacina contra a influenza, vírus que causa a gripe, para todas as pessoas com mais de 6 meses.


A partir desta quinta-feira (2), a imunização estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que seguem em horário estendido, até às 22h. É possível encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

O Ministério da Saúde havia ampliado o público-alvo para a vacina da gripe na quarta (1º). Antes, a imunização pelo SUS tinha como público-alvo os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças até seis anos e povos indígenas.


Segundo a ministra Nísia Trindade, a ampliação ocorre para responder ao aumento dos casos de influenza no país, que tem lotado emergências dos hospitais.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a medida ocorre em um “momento importante e vai contribuir para proteger a população, além de reduzir as chances de casos mais graves da doença. Certamente, vai desafogar os serviços de pronto atendimento e hospitais da capital”.

São necessárias duas semanas para que ela comece a fazer efeito no organismo. A vacina é segura e não causa gripe.



Cobertura vacinal


No total, até a última terça (30), 1.069.443 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas, segundo a secretaria municipal. Isso equivale a quase 27% do grupo prioritário, composto por cerca de 4,5 milhões de pessoas em toda a capital. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses contra influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%.



Prevenção


O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.

Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lenços descartáveis, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.



Fonte G1 SP 



Curta as redes sociais do Olhar Paulistano 



Facebook ⤵️

 https://www.facebook.com/profile.php?id=100028733060452&mibextid=ZbWKwL




Grupo no WhatsApp ⤵️

https://chat.whatsapp.com/KoI6209mDtILGzWDnb0d89




Canal no WhatsApp ⤵️


https://whatsapp.com/channel/0029VaNDqcN7j6g2hsIXvc2j



Olhar Paulistano sua nova revista digital 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo Capital e Grande SP vivem madrugada de caos por causa da chuva em várias regiões; Defesa Civil emitiu alerta de temporais severos

Qual o dia certo para montar árvore de Natal em 2024

Descubra como será o museu de aeronaves que será inaugurado em São Paulo