Cidade de SP amplia vacinação contra gripe a partir desta quinta para todas as pessoas acima de 6 meses

 Novo público-alvo pode receber imunização em todas as 471 UBSs da capital.




A Prefeitura de São Paulo ampliou o público-alvo da vacina contra a influenza, vírus que causa a gripe, para todas as pessoas com mais de 6 meses.


A partir desta quinta-feira (2), a imunização estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que seguem em horário estendido, até às 22h. É possível encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

O Ministério da Saúde havia ampliado o público-alvo para a vacina da gripe na quarta (1º). Antes, a imunização pelo SUS tinha como público-alvo os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças até seis anos e povos indígenas.


Segundo a ministra Nísia Trindade, a ampliação ocorre para responder ao aumento dos casos de influenza no país, que tem lotado emergências dos hospitais.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a medida ocorre em um “momento importante e vai contribuir para proteger a população, além de reduzir as chances de casos mais graves da doença. Certamente, vai desafogar os serviços de pronto atendimento e hospitais da capital”.

São necessárias duas semanas para que ela comece a fazer efeito no organismo. A vacina é segura e não causa gripe.



Cobertura vacinal


No total, até a última terça (30), 1.069.443 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas, segundo a secretaria municipal. Isso equivale a quase 27% do grupo prioritário, composto por cerca de 4,5 milhões de pessoas em toda a capital. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses contra influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%.



Prevenção


O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.

Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lenços descartáveis, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.



Fonte G1 SP 



Curta as redes sociais do Olhar Paulistano 



Facebook ⤵️

 https://www.facebook.com/profile.php?id=100028733060452&mibextid=ZbWKwL




Grupo no WhatsApp ⤵️

https://chat.whatsapp.com/KoI6209mDtILGzWDnb0d89




Canal no WhatsApp ⤵️


https://whatsapp.com/channel/0029VaNDqcN7j6g2hsIXvc2j



Olhar Paulistano sua nova revista digital 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obras nos calçadões de SP revelam trilhos de bondes da Light

Cidade de SP iguala maior temperatura para março da história e o dia mais quente do ano